Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Estadual, Nelson de Sena, Ibituruna e Rosalva Simões faturam os títulos do futsal do JEV - 10-11-2024 11:05
- Valadarense conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático - 09-11-2024 11:55
- Flamengo vence Atlético e abre vantagem na final da Copa do Brasil - 03-11-2024 17:58
Evento promoveu inclusão, diversão e esporte.
Participantes foram inseridos de forma lúdica em esportes paralímpícos (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)
Um dia de muita emoção, inclusão, diversão e esporte. Este é o resumo do que foi o Festival Paralímpico Loterias Caixa – 2023. Realizado na manhã do último sábado (23), na Praça de Esportes, o evento promoveu a integração e a inserção de forma lúdica nos esportes paralímpicos de crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. Alguns adultos com deficiência também participaram do evento.
O Festival aconteceu de forma simultânea em 118 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do país. Em Valadares além das modalidades de Bocha Adaptada, Vôlei Sentado, Tênis de Mesa Paralímpico e Atletismo Paralímpico, este ano os participantes também foram iniciados no Skate Paralímpico.
A professora Tatiana Brando de Mello trouxe os dois filhos para participar. “Achei uma oportunidade maravilhosa tanto para o meu filho que tem autismo quanto para meu filho que não tem nenhuma síndrome. Eu acho muito importante para a gente ver a capacidade que essas crianças têm e a capacidade delas também de conviverem com o diferente, não somente as crianças típicas, mas as atípicas também. Eu acho que deveria acontecer mais vezes durante o ano. O esporte é um processo de inclusão das pessoas de um modo geral e também é um processo de movimento que as crianças precisam. Foi um tempo de qualidade maravilhoso com os nossos filhos, e com as outras crianças também”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, o Festival deixa uma lição valiosa. “A lição que todas as crianças que estiveram no Festival Paralímpico me ensinaram é que a limitação existe na nossa cabeça e que na prática a gente precisa agir para que as diferenças não sejam pontos que nos afastam e separam, mas sim pontos que nos unem em prol de uma sociedade melhor”, declarou.
Vale lembrar que a Praça de Esportes é a única do leste de Minas que é 100% acessível e que dispõe de profissionais capacitados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Momentos de aprendizado no skate (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)
Praça de Esportes foi o palco do festival (foto: Roberto Mendes/SMCELT/Mural Fotográfico)
A iniciativa do Festival Paralímpico Loterias Caixa é do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e em Governador Valadares o festival foi executado em parceria com a Prefeitura de Valadares através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
*Com informações da Secom/Prefeitura de Valadares
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes.