Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Estadual, Nelson de Sena, Ibituruna e Rosalva Simões faturam os títulos do futsal do JEV - 10-11-2024 11:05
- Valadarense conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático - 09-11-2024 11:55
- Flamengo vence Atlético e abre vantagem na final da Copa do Brasil - 03-11-2024 17:58
Os 125 pilotos participantes da competição movimentaram o Pico da Ibituruna e os céus de Governador Valadares.
Governador Valadares sediou mais uma competição de voo livre (foto: Roberto Mendes/SMCEL)
por Diego Dunga (Valadarense e Jornalista)
Foi realizado durante os dias 6 a 13 de abril, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro e Internacional de Parapente 2019, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares. O evento contou com 125 pilotos, entre brasileiros e estrangeiros, separados em três categorias: Pró, Aspirante e Feminino. A competição também é um dos doze eventos pré-Paragliding World Cup, que distribui pontos de classificação para o Paragliding World Cup.
O diretor de eventos da AVLI, Abel Couto Brasil, fez um balanço positivo do evento para a cidade. “Apesar das dificuldades para arrecadar recursos para viabilizar a competição e ter um risco de garantir a realização com excelência devido a crise, conseguimos realizar mais um evento de grande valor ao esporte e para a economia de Valadares”, disse.
Ele destaca a importância da competição para os pilotos que participaram do evento na cidade. “Esta foi uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Parapente e os pontos conquistados aqui serão somados com a próxima etapa em Poços de Caldas que consagrará o campeão de 2019. Esta etapa também teve a chancela da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e os pilotos que participaram somaram pontos para o ranking mundial. Desta forma, eles podem disputar vagas para os campeonatos mundiais e internacionais da categoria”.
Abel explica que a Associação já trabalha para buscar mais campeonatos importantes para o próximo ano. “Este ano, a AVLI não tem mais evento programado, mas já iniciaremos os trabalhos para tentar trazer os Campeonatos Pan-Americano e os Mundiais para a cidade”.
Pico da Ibituruna ficou bem movimentado durante a semana de competição (foto: Roberto Mendes/SMCEL)
Vencedores
Na categoria o Pró, o piloto carioca e atual campeão brasileiro, Rafael Saladini, venceu mais uma vez. O pódio ainda foi composto por Luciano Horn (vice-campeão), Rafael de Moraes Barros (3º lugar), Thomas Sigismundo Milko (4º lugar) e Érico Oliveira (5º lugar).
Nas disputas da categoria Aspirante, o piloto catarinense Ricardo Moritz levou a melhor. Helton Kraus ficou com o vice-campeonato, enquanto Maicon Correa terminou em 3º lugar.
Já na categoria Feminino, a mineira Marcella Uchoa foi a grande campeão. Anna Darchenkova ficou com o vice-campeonato. Completando o pódio, Raquel Venceslau terminou em 3º lugar.
Rafael Saladini no alto do pódio da categoria Pró (foto: Roberto Mendes/SMCEL)
Pódio da categoria Feminino (foto: Roberto Mendes/SMCEL)
Pódio da categoria Aspirante (foto: Roberto Mendes/SMCEL)
A etapa final do Campeonato Brasileiro e Internacional de Parapente 2019 ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, em Poços de Caldas, no Sul de Minas.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)