Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Estadual, Nelson de Sena, Ibituruna e Rosalva Simões faturam os títulos do futsal do JEV - 10-11-2024 11:05
- Valadarense conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático - 09-11-2024 11:55
- Flamengo vence Atlético e abre vantagem na final da Copa do Brasil - 03-11-2024 17:58
Dois valadarenses fazem parte do MG Bulls, equipe criada recentemente e única representante de Minas Gerais na elite da Liga ANB 3×3.
MG Bulls em ação na elite da Liga ANB 3×3 (foto: Bruno Medino)
por Diego Dunga (Valadarense e Jornalista)
Para quem é fã de basquete, um novo estilo da modalidade cresce em todo o mundo e, no Brasil, começa a dar os primeiros passos para se tornar um sucesso: é o basquete 3×3. O esporte consiste em duas equipes com quatro atletas, sendo três titulares e apenas um reserva, disputando a partida em meia quadra do basquete tradicional. Além disso, o esporte ganhou um grande estímulo para o próximo ano: ele foi incluído pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho de 2017 para o programa olímpico dos jogos de Tóquio em 2020.
Em Minas Gerais, foi criado recentemente a equipe MG Bulls, que conta com um atleta de Nova Lima (Felipe Figuel), um de Belo Horizonte (Herbert La Badie), além de dois atletas de Governador Valadares (Giovanni Magalhães Pissioni e Bruno Nogueira Rodrigues).
Pissioni explica as peculiaridades do 3×3 para o basquete como é conhecido popularmente. “O basquete 3×3 tem, em cada partida, uma duração de 10 minutos. Além disso, no 3 x 3, não há limite de faltas individuais, porém quando uma equipe comete sete, toda falta resulta em dois lances livres para o outro time. Toda vez que a bola sai de quadra, o jogo é reiniciado a partir de um check-ball no topo do garrafão, assim como faltas que não resultam em lance livre”.
O atleta valadarense destaca as principais competições e como funciona a convocação para entrar na seleção brasileira da modalidade. “O torneio mais importante do basquete 3×3 é organizado pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), e são etapas que acontecem ao redor do mundo, com as melhores equipes. No Brasil, a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3) organiza a Liga de Basquete 3×3, e é através dessa Liga que as equipes se classificam para as etapas da FIBA. Também através dessa Liga que são escolhidos os jogadores que representam a Seleção Brasileira de 3×3”.
Giovani Pissioni é um dos atletas valadarenses do MG Bulls (foto: Bruno Medino)
O MG Bulls joga a categoria elite da Liga ANB 3×3, que ocorre sempre em São Paulo. Depois de duas etapas disputadas, a equipe mineira ocupa o 5º lugar. A competição conta com a participação de 18 equipes. De acordo com Pissioni, a competição vai até o mês de novembro. “O torneio nacional acontece uma etapa por mês. Começou em fevereiro e vai até novembro. A equipe que, somando os resultados de suas sete melhores etapas, conseguir mais pontos no fim do ano, se sagra campeã”, finalizou.
Neste sábado (23), de 11h30 às 15 horas, a equipe MG Bulls estará em Belo Horizonte para disputar o Desafio 3×3 Masculino e Feminino, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para compartilhar este conteúdo, por favor utilize o link na barra de endereço ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo publicado no www.gvesportes.com.br está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do GV Esportes. (fabio@gvesportes.com.br)