Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Estadual, Nelson de Sena, Ibituruna e Rosalva Simões faturam os títulos do futsal do JEV - 10-11-2024 11:05
- Valadarense conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático - 09-11-2024 11:55
- Flamengo vence Atlético e abre vantagem na final da Copa do Brasil - 03-11-2024 17:58
As meninas do sub-15 faturaram o sexto título seguido, enquanto a equipe adulta conquistou o oitavo título.
Mais dois títulos para o futsal feminino do Filadélfia/Univale/Valadares (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
Governador Valadares sediou mais uma vez as finais do Campeonato Mineiro de Futsal Feminino, competição promovida pela Federação Mineira de Futsal. As disputas das categorias adulto e sub-15 aconteceram de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Salim Thebit, na Sociedade Recreativa Filadélfia. As equipes do Filadélfia/Univale/Valadares de ambas as categorias conquistaram o estadual.
Sub-15
O quadrangular final do Campeonato Mineiro de Futsal feminino Sub-15 contou com a participação das equipes Filadélfia/Univale/Valadares, Montes Claros, Capitólio e São Lourenço.
Na primeira rodada, a equipe de São Lourenço bateu o time de Capitólio por 7 a 4, enquanto as meninas do Filadélfia/Univale/Valadares golearam Montes Claros por 10 a 1. Na segunda rodada, a equipe de Montes Claros se recuperou da derrota na estreia e venceu o time de São Lourenço por 3 a 2. Já a equipe do Filadélfia/Univale/Valadares fez 9 a 0 sobre o time de Capitólio. Com os resultados, a definição do título ficaria para a última rodada.
No duelo que abriu a rodada final, a equipe de Capitólio derrotou o time de Montes Claros por 3 a 0. No outro confronto, a equipe do Filadélfia/Univale/Valadares jogava por um empate contra o time de São Lourenço, mas mesmo assim venceu a partida por 4 a 1. Com esses resultados, a equipe valadarense faturou o título estadual na categoria sub-15, o sexto na sua história. Já o vice-campeonato ficou com o time de São Lourenço.
Equipe de futsal feminino sub-15 do Filadélfia/Univale/Valadares faturou o hexacampeonato mineiro (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
O vice-campeonato da categoria sub-15 ficou com o time de São Lourenço (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
A equipe do Filadélfia/Univale/Valadares no Campeonato Mineiro de Futsal Feminino Sub-15 foi composta por Brittany de Oliveira, Gabrielly Ribeiro, Kamila Silva, Izabella Munhem, Mayne Mattos, Raissila Gomes, Flávia Gabriela, Lavínia Mara, Lorena Rodrigues, Lorena Vaz, Sofia Alves e Tallyta Damaceno. A comissão técnica foi formada por Muni Saygli (técnico), Ianni dos Reis (auxiliar), Michalelen Martins (auxiliar) e Carlos Araújo (auxiliar).
Adulto
Filadélfia/Univale/Valadares, Montes Claros, Santa Luzia e Contagem disputaram o quadrangular final do Campeonato Mineiro de Futsal Feminino Adulto. No jogo de estreia da etapa final, os times do Montes Claros e do Santa Luzia fizeram um grande duelo que terminou empatado por 4 a 4. Já na outra partida da rodada, a equipe do Filadélfia/Univale/Valadares goleou o time de Contagem por 10 a 0.
Na segunda rodada, a equipe de Montes Claros venceu de virada o time de Contagem por 3 a 2. No outro confronto da rodada, a equipe do Filadélfia/Univale/Valadares derrotou o time de Santa Luzia por 3 a 1.
A rodada final começou com a vitória da equipe de Santa Luzia sobre o time de Contagem por 5 a 2. Já no jogo que definiu o título, as meninas de Governador Valadares jogavam por um empate, enquanto o time de Montes Claros precisava vencer se quisesse ser campeão.
O primeiro tempo do duelo terminou em 1 a 1, com Fernanda Fung abrindo o placar para a equipe valadarense, enquanto Steffany Rodrigues empatou o jogo para o time de Montes Claros. No segundo tempo, o jogo seguia disputado, quando Rosilene Pereira aproveitou o rebote e colocou o time de Montes Claros na frente do placar, 2 a 1.
Precisando do empate para chegar ao título, a equipe valadarense foi pra cima com tudo e se expôs. O time de Montes Claros chegou a ter algumas oportunidades para fazer o terceiro gol, mas não aproveitou. Quando tudo se encaminhava para o título de Montes Claros, Michaelen Martins acertou um belo chute e empatou a partida nos segundos finais e garantiu o título do Filadélfia/Univale/Valadares, o oitavo na história da equipe valadarense.
Gol do título marcado por Michaelen Martins nos segundos finais da partida (vídeo: Nayara Ferreira)
Montes Claros foi a equipe vice-campeã da competição (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
A equipe do Filadélfia/Univale/Valadares no Campeonato Mineiro de Futsal Feminino Adulto foi composta por Amanda Kevini, Eva Cristina, Tainá Ramos, Daniele Barbosa, Ianni dos Reis, Daiany Spínola, Michaelen Martins, Gessica Rodrigues, Fernanda Fung, Jennifer Beatriz, Marina Loures, Lidiane Carvalho, Karolayne Belizário e Thayane da Silva. A comissão técnica foi formada por Munir Saygli (técnico), Carlos Araújo (auxiliar) e Ivan Ferreira (massagista).
Fala treinador!
O técnico Munir Saygli destacou a superioridade da equipe valadarense na categoria sub-15. “O nosso time já tinha uma boa maturidade e qualidade, mas mesmo assim trouxemos outras atletas que reforçaram o grupo. Tivemos um domínio amplo desde a primeira rodada e o título conquistado foi indiscutível. Conseguimos três vitórias com placares convincentes, além da melhor defesa e melhor ataque. Temos a hegemonia na categoria sub-15, pois Governador Valadares chegou ao sexto título na competição estadual”, disse.
Munir Saygli também contou sobre o sentimento de ganhar o título da categoria adulto nos momentos finais. “Foi uma emoção diferente, pouquíssimas vezes em competições dentro de Minas Gerais a gente teve um jogo com tamanha dificuldade e com nível técnico e tático muito bom. A equipe de Montes Claros mostrou uma evolução muito grande do ano passado pra cá. Se o título ficasse com eles, estaria em boas mãos. Na decisão, acabou prevalecendo a nossa condição tática, propomos o jogo o tempo todo, enquanto o time de Montes Claros jogou em cima dos nossos erros e acabaram conseguindo dois gols. Precisando do empate, criamos uma série de oportunidades com ajuda da goleira e da goleira-linha que colocamos em ação. O nosso gol de empate demorou muito e só apareceu faltando 25 segundos para o fim da partida. Acho que houve merecimento da nossa parte, batalhamos o jogo inteiro, mesmo jogando com a vantagem do empate, não abrimos mão de buscar o gol e jogar sempre no ataque”, finalizou.
Hegemonia em Minas Gerais
O futsal feminino valadarense manteve a hegemonia no futsal mineiro mais uma vez. Na temporada de 2018, a equipe adulta do Filadélfia/Univale/Valadares faturou o título dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). Já no Campeonato Mineiro de Futsal Feminino, a equipe sub-17 havia conquistado o título estadual no mês de setembro, na cidade de Pitangui. Já neste fim de semana, foi a vez das equipes adulto e sub-15 conquistarem os títulos de suas respectivas categorias. No âmbito escolar, as equipes da Escola Estadual Professor Nelson de Sena dos módulos I (12 a 14 anos) e II (15 a 17 anos) ficaram com o troféu de campeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A equipe do módulo II ainda ficou com a medalha de bronze nos Jogos escolares da Juventude, considerada a maior competição estudantil do país e organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Todas as atletas das equipes de competição do Filadélfia/Univale/Valadares e da Escola Estadual Professor Nelson de Sena fazem parte do Projeto Meninas com Brilhos nos Olhos, trabalho que existe há 20 anos em Governador Valadares e que é coordenado por Guilherme Frossard Filho. O projeto insere meninas no futsal e também ensino superior.