Últimas postagens por Fábio Eustáquio Velame Silva (Ver tudo)
- Estadual, Nelson de Sena, Ibituruna e Rosalva Simões faturam os títulos do futsal do JEV - 10-11-2024 11:05
- Valadarense conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático - 09-11-2024 11:55
- Flamengo vence Atlético e abre vantagem na final da Copa do Brasil - 03-11-2024 17:58
São 20 anos de muitas vitórias, tanto nas quadras, como também no ensino superior
Projeto Meninas com Brilhos nos Olhos celebrou 20 anos de existência (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
O aniversário de 20 anos do Projeto Meninas com Brilhos nos Olhos foi marcado por muita celebração e homenagens. O evento aconteceu na quadra da unidade 2 da Sociedade Recreativa Filadélfia, no bairro de Lourdes, no último sábado (3). Na ocasião, o coordenador do projeto que é também secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Governador Valadares, Guilherme Frossard Filho, recebeu uma justa e linda homenagem. Representantes dos principais gestores do projeto (Filadélfia, Univale e Prefeitura Municipal de Governador Valadares), apoiadores da iniciativa privada, profissionais que atuam como voluntários e ex-alunas e professoras que passaram pelo trabalho também foram homenageados.
O projeto social e esportivo insere meninas no futsal e também no ensino superior possibilitando oportunidades em duas áreas importantes: esporte e educação. Segundo o coordenador do projeto, Guilherme Frossard Filho, mais importante que medalhas, são os diplomas conquistados. “Na verdade esse trabalho começou como uma brincadeira e hoje é o maior projeto socioesportivo em Governador Valadares. Já conseguimos formar cerca de 40 meninas na Univale, sem contar as nove que se matricularam esse ano. Nas quadras foram muitos títulos de nível regional, estadual e nacional, além das meninas que foram encaminhadas para jogar outras regiões, inclusive para o exterior. É claro que o maior premio pra nós são os diplomas, isso é o que mais interessa. Possibilitar a essas meninas uma formação superior e uma profissão é o nosso maior objetivo”, disse.
Guilherme Frossard Filho destacou o papel da comunidade para manutenção do projeto vivo, além da ajuda das meninas que se formaram. “Hoje quem comanda mesmo são as meninas que já formaram, são elas que tomam conta e eu fico apenas como um mentor. Outra situação importante é o apoio da comunidade que abraçou o projeto, temos profissionais que atuam voluntariamente”.
Guilherme Frossard Filho e Ianni Souza (foto: Fábio Velame/GV Esportes)
Ianni Souza tem no coração esse projeto, além de ser a capitã da equipe adulta e comandar os treinos das categorias de base. Ela já tem dois diplomas (bacharelado e licenciatura) no curso Educação Física. “O projeto é muito importante não só na minha vida, mas na vida de várias meninas que passaram por aqui, pois nos possibilitou fazer um curso superior e ajudou a moldar o nosso caráter. Hoje, posso passar esses bons valores que aprendi pra nova geração que tá chegando, é uma satisfação poder atuar no projeto”, destacou .
O presidente da Sociedade Recreativa Filadélfia, Carlos Thebit, expressou satisfação do clube poder participar do projeto. “Eu conheço o Guilherme há muito tempo, é uma pessoa séria e compromissada e sempre foi um parceiro nosso. Já tivemos um trabalho no futsal masculino e hoje acontece no feminino. Dentro daquilo que a gente pode ajudar, o Filadélfia sempre esteve a disposição para apoiar o esporte em Governador Valadares e graças a Deus, o projeto é esse sucesso todo”.
Carlos Thebit (presidente do Filadélfia), Gilson Terra (Farmácia Bom Pastor), Andreia Merlo (que representou o marido e prefeito André Merlo) e Rômulo Coelho (presidente da Fundação Percival Farquhar – FPF) (foto: Leandro Silva/Ascorg Univale)
O presidente da Federação Mineira de Futsal (FMFS), José Raimundo de Carvalho, também marcou presença na comemoração dos 20 anos do projeto (foto: Leandro Silva/Ascorg Univale)
A reitora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Lissandra Lopes, revelou a importância desse intercâmbio. “O papel da Universidade no projeto é transformar a vida delas através da educação, por isso entramos com as bolsas de estudos. Elas entram através do processo seletivo e são acompanhadas do início até a formatura pelo coordenador do projeto. É uma parceria em conjunto, esporte e educação, sempre caminhando juntos”.
A reitora da Univale, Lissandra Lopes, foi uma das homenageadas (foto: Leandro Silva/Ascorg Univale)
As equipes de competição do Projeto Meninas com Brilhos nos Olhos levam o nome de Filadélfia/Univale/Valadares. Muitos títulos já foram conquistados durante os 20 anos de história. Ano passado por exemplo faturou todos os troféus de campeão do Campeonato Mineiro nas categorias femininas (sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto), além de conquistar o título dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). Com as meninas da Escola Estadual Professor Nelson de Sena, conquistou o título dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) nos módulos I (12 a 14 anos) e II (15 a 17 anos). Já nos Jogos Escolares da Juventude, principal competição escolar do Brasil, conquistou o título da 2ª divisão no módulo II (15 a 17 anos) e ficou com o vice da 1ª divisão no módulo I (12 a 14 anos).
Troféus dos Campeonatos Mineiros conquistados na temporada passada (foto: Leandro Silva)
Troféus do JIMI, JEMG e Jogos Escolares da Juventude também conquistados em 2017 (foto: Leandro Silva)
Pelo grande desempenho, as meninas receberam semana passada medalhas de destaque do futsal mineiro da temporada 2017 (foto: Leandro Silva)